O bloco de condição no Construtor de Chatbots do Chatzz permite direcionar o fluxo de conversa com base em condições específicas, usando variáveis ou respostas anteriores para guiar o fluxo.
Neste artigo, vamos mostrar como usar o bloco de Condição.
Passo 1 - Acesse o Construtor de Chatbots
Entre no Chatzz e vá até o menu "Chatbots" no seu Workspace. Localize o chatbot que deseja editar e clique no ícone do quebra-cabeça para abrir o Construtor de Chatbots.
Consulte o artigo "O que é um Chatbot e como criar um" para mais informações.
Passo 2 - Adicione o Bloco de Condição
No Construtor, selecione a opção para adicionar um novo bloco e escolha "Condição" das opções disponíveis, representada pelo ícone de um funil.
Passo 3 - Defina as Condições Específicas
Dentro do bloco de condição, você pode escolher se o contato deve atender a todas as condições que você configurar ou a pelo menos uma delas.
Para definir as condições específicas, clique em "Adicionar Condição". Ao clicar você terá opções de condições de "Operações", como etiquetas e horários, ou variáveis dos "Campos do Sistema", como nome ou e-mail, e até "Campos Personalizados" que se adaptam à sua necessidade específica.
Explicamos detalhadamente cada condição ao final deste artigo.
Passo 4 - Ajuste os Critérios de Condições
Depois de selecionar as opções de condições, você pode especificar as regras que o chatbot seguirá. Por exemplo, ao selecionar "Etiqueta" como uma condição, você pode especificar a etiqueta exata que o contato deve possuir para seguir o fluxo determinado, como "Etiqueta de Vendas" ou "Etiqueta de Produto". Se estiver usando "Campos do Sistema", você pode estabelecer condições como "O primeiro nome contém..." ou "O e-mail começa com..."
Passo 5 - Salve
Após configurar todas as condições desejadas, salve as alterações clicando no botão "Salvar".
Depois de colocar as condições como você quer, você pode integrá-las com as outras ferramentas do Construtor de Chatbots. Você pode ligar as condições com ações específicas, como notificar um membro da equipe ou adicionar uma etiqueta, ou até direcionar para um menu de opções diferente, dependendo das respostas dos usuários.
Conhecendo as Condições Específicas do Bloco de Condição
Conforme indicado no Passo 3 deste artigo, dentro do bloco de condição, você terá opções de variáveis de "Operações", "Campos do Sistema" e "Campos Personalizados".
CONDIÇÕES DE OPERAÇÕES
Clique no símbolo "▶" para conhecer cada uma delas:
Dia da Semana
Dia da Semana
Na condição de "Dia da semana", é possível definir ações específicas do chatbot com base no dia da semana definido, se "É" ou "Não é" o dia determinado.
Por exemplo, se uma loja de roupa não tem atendimento aos domingos, pode-se usar a condição de operação para direcionar o fluxo adequadamente.
Hora
Hora
Na condição de operação "Hora", você pode definir um horário para definir as próximas ações do chat de acordo com o critério de "Antes de" ou "Depois de" da hora definida.
Por exemplo, se o atendimento do suporte do seu negócio funcionar após às 8h, você pode definir direcionamentos adequados para o Chatbots antes do horário de início de atendimento.
CONDIÇÕES DE CAMPOS DO SISTEMA
Em Campos do Sistema, você consegue determinar condições específicas para cada uma das opções. Essas opções são "Primeiro nome", "Nome completo", "E-mail" e "Telefone".
As condições a serem determinadas são:
É: Para verificar se a informação fornecida pelo usuário é o "valor" determinado. |
Não é: Para verificar se a informação fornecida pelo usuário não é o "valor" determinado. |
Contém: Verifica se contém o valor determinado |
Não Contém: Verifica se a condição não contém o valor determinado |
Começa com: Essa condição verifica se o dado fornecido começa com um "valor" determinado. |
Possuí algum valor: Verifica se a informação fornecida pelo usuário possuí o "valor" determinado. |
⚠️ Para cada uma das condições, você deve inserir um "valor". Esse valor será lido pelo chatbot para que siga o fluxo de acordo com a condição determinada.
CONDIÇÕES DE CAMPOS PERSONALIZADOS
Nas condições de "Campos Personalizados", você pode selecionar um campo personalizado anteriormente.
Esses campos são personalizados através do símbolo "+" nas variáveis do bloco de "Menu de Opções" ou no bloco de "Pergunta".