⚠️Antes do passo a passo de como integrar o Chatzz e Kiwify, confira abaixo a tabela que detalha os campos obrigatórios para fazer a integração:
TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | order_status |
Nome | Customer.fullname |
Telefone* | Customer.mobile |
1 - PASSO A PASSO PARA INTEGRAR O CHATZZ COM A KIWIFY
Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".
Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".
Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.
Determine um nome para sua integração e selecione a Kiwify como plataforma de integração.
Passo 4 - Clique em "Continuar".
Passo 5 - Copie o link disponibilizado.
Será disponibilizado um link para você inserir na Kiwify. Copie este link, clicando em "Copiar".
Passo 6 - Faça o login da Kiwify e no menu da lateral esquerda, encontre a área de "App", clique em "Webhooks".
Passo 7 - Clique em "+ Novo webhook".
Passo 8 - Insira as informações necessárias para cadastrar o webhook, sendo:
Nome: Dê um nome para o Webhook criado
URL para envio de dados: Insira o link copiado do Chatzz no passo 5.
Selecione os produtos.
Selecione os eventos desejados.
Passo 9 - Clique em "Testar Webhook".
Aguarde a confirmação da integração.
Passo 11 - Volte para o Chatzz e clique em "Continuar".
Passo 12 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente, sendo:
TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO CHATZZ E KIWIFY
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | order_status |
Nome | Customer.fullname |
Telefone* | Customer.mobile |
⚠️*Em telefone, além de adicionar o valor a ser mapeado, é necessário determinar o DDI (Discagem Direta Internacional), no caso do Brasil o DDI é 55.
Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.
Exemplo: Campo - E-mail | Valor a ser mapeado - Curstomer.email
Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".
Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".
2 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ
Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.
Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:
a) Visualizar: Ao clicar nessa opção, serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.
b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.
c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.
d) Excluir: Para exclusão de integração criada.
3 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO
3.1 Configurando as notificações
As notificações de conversão são os eventos que a plataforma, no caso deste artigo a Eduzz, envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações.
Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".
Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.
Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".
Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.
A identificação é como o evento será identificado no campo de evento mapeado, no caso da Kiwify o valor evento é order_status e a identificação do evento é uma das opções da planilha abaixo:
Identificação dos eventos | Descrição |
Paid | Pagamento aprovado |
waiting_payment | Boleto e pix aguardando pagamento |
refused | Pagamento recusado |
refunded | Reembolsado |
chargedback | Chargeback (Estorno) |
subscription_renewed | Assinatura renovada |
3.2 Configurando ações
Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.
Passo 1 - Clique em "Configurar ações".
Passo 2 - Clique em "+Nova ação".
Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).
a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:
Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.
Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.
Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.
b) As ações de envio
São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:
Enviar chatbot: Para disparar um fluxo
Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.
Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.
⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.
Passo 4 - Clique em "Salvar".
Identificação dos eventos | Descrição |
order_id | identificação do pagamento |
order_ref | código de referência do pagamento |
payment_method | método de pagamento |
store_id | identificação do vendedor |
installments | -
|
card_type | Bandeira do cartão |
card_last4digits | últimos 4 dígitos do cartão |
card_rejection_reason | Motivo de pagamento rejeitado |
pix_code | Código do pix |
pix_expiration | Data de vencimento do código pix |
boleto_URL | Link do boleto |
sale_type | Tipo de venda (produtor ou afiliado) |
created_at | data da venda |
updated_at | última atualização da venda |
webhook_event_type | Tipo de evento |
Product | product_id - Código do produto |
Customer.full_name | Nome do comprador |
Customer.email | E-mail do comprador |
Customer.mobile | número do telefone do comprador |
Customer.CPF | número do CPF do comprador |
Customer.ip | Endereço de ip do comprador |
webhook_event_type | O parâmetro webhook_event_type é enviado nos eventos de compra aprovada e assinatura renovada.
→ Se estiver recebendo o evento de Compra aprovada, este terá valor order_approved.
→ Se estiver recebendo o evento de Assinatura renovada, este terá valor subscription_renewed. |
event_tickets | Ticket do evento |
event_batch | Lote do evento Os objetos event_tickets e event_batch só são enviados caso a venda seja ligada à um produto de evento presencial. |
access_url | É o link de criar senha na área de membros da Kiwify. Você pode usar ele para enviar a URL de acesso a partir do seu sistema de e-mail, SMS, WhatsApp, entre outros. Se o usuário já tiver criado a senha, essa url irá somente redirecionar para o login. |