⚠️Antes do passo a passo de como integrar o Chatzz e Lastlink, confira abaixo a tabela que detalha os campos obrigatórios para fazer a integração:
TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | event |
Nome | Data.Buyer.Name |
Telefone | Data.Buyer.PhoneNumber |
1 - PASSO A PASSO PARA INTEGRAR O CHATZZ COM A LASTLINK.
Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".
Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".
Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.
Determine um nome para sua integração e selecione "Outra" como plataforma de integração.
Passo 4 - Clique em "Continuar".
Passo 5 - Copie o link disponibilizado.
Será disponibilizado um link para você inserir na Lastlink. Copie este link, clicando em "Copiar".
Passo 6 - Acesse a Lastlink, no menu da lateral esquerda, clique em "Produtos" e selecione o produto da sua escolha.
Passo 8 - Clique em "Integrações".
Passo 9 - Clique em "Ativar" na seção de "Lastlink - Webhook".
Passo 10 - Clique em "Novo webhook +".
Passo 11 - Insira as informações necessárias para cadastrar o webhook, sendo:
a) Nome do Webhook;
b) Link do WebHook: Insira o link copiado do Chatzz no passo 5;
c) Selecione os eventos desejados.
Para os eventos de "Carrinho Abandonado", "Início liberação de acesso" e "Assinatura Expirada/Fim da Liberação de acesso", a Lastlink não envia o valor do campo "nome" a ser mapeado obrigatoriamente no Chatzz. Portanto, não selecione esses eventos para criar o Webhook.
Passo 12 - Clique em "Testar".
Passo 13 - Depois de fazer o teste, salve o webhook.
Passo 14 - Volte para o Chatzz e clique em "Continuar".
Passo 15 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente, sendo:
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | event |
Nome | Data.Buyer.Name |
Telefone* | Data.Buyer.PhoneNumber |
⚠️*Em telefone, NÃO É NECESSÁRIO adicionar o DDI (Discagem Direta Internacional), por padrão a Lastlink já envia o número do lead com o DDI.
Para os eventos de "Carrinho Abandonado", "Início liberação de acesso" e "Assinatura Expirada/Fim da Liberação de acesso", a Lastlink não envia o valor do campo "nome" a ser mapeado obrigatoriamente no Chatzz. Portanto, não selecione esses eventos para criar o Webhook.
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{"Id":"1ab57de0-93d7-45f4-81cc-95330305d68b","IsTest":true,"Event":"Product_Access_Ended","CreatedAt":"2023-10-13T21:17:13","Data":{"Product":{"Id":"ed4bf7d8-5928-4bd8-b87c-c752c74f9fc2","Name":"TheBossPagamentoUnico"},"Member":{"Id":"5af5dcbc-258a-425a-b09b-ba213ffdd60f","Email":"[email protected]"},"AccessType":"subscription","SubscriptionId":"e6c38670-519a-497c-bd5f-5500f08a1f02","AccessEndedAt":"2023-10-13T21:17:13.053206Z"}}
{"Id":"466941f8-c0de-4c5a-99fe-7a81390433c0","IsTest":true,"Event":"Product_Access_Started","CreatedAt":"2023-10-13T21:17:13","Data":{"Product":{"Id":"ed4bf7d8-5928-4bd8-b87c-c752c74f9fc2","Name":"TheBossPagamentoUnico"},"Member":{"Id":"2a3ed733-0b9d-414d-8f70-2965897afe59","Email":"[email protected]"},"AccessType":"subscription","AccessStartedAt":"2023-10-13T21:17:13.2845926Z","SubscriptionId":"70464a25-d607-4cdb-8f72-eec3fa30523f"}}
Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.
Exemplo: E-mail do cliente | Valor a ser mapeado - Data.Buyer.Email
Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".
Quando finalizar a adição dos campos, clique em "Concluir".
Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".
2 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ
Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.
Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:
a) Visualizar: Ao clicar nessa opção, serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.
b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.
c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.
d) Excluir: Para exclusão de integração criada.
3 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO
3.1 Configurando as notificações
As notificações de conversão são os eventos que a plataforma, no caso deste artigo a Lastlink, envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações.
Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".
Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.
Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".
Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.
A identificação é como o evento será identificado no campo de evento mapeado, no caso da Lastlink o valor do evento mapeado é event e a identificação do evento é uma das opções da planilha abaixo:
Eventos e propriedades enviados
Evento | Nome do evento | Quando o evento é enviado |
Carrinho abandonado* | [Abandoned_Cart] | 30 minutos após a última ação na página de checkout, e a compra não foi confirmada. A captura do lead é feita a partir da página de vendas. |
Pedido de Compra Cancelado | [Purchase_Request_Canceled] | O cliente cancelou a compra antes de pagar. |
Pedido de Compra Expirada | [Purchase_Request_Expired] | Quando a compra não foi paga após o período de 10 dias e não a há mais possibilidade de cobrança. |
Pagamento confirmado | [Purchase_Order_Confirmed] | Pagamento de fatura é confirmado (primeiro pagamento/nova compra) |
Pagamento Recorrente | [Recurrent_Payment] | Pagamento de fatura é confirmado para renovação de assinatura |
Assinatura Pendente de Renovação | [Subscription_Renewal_Pending] | Um novo ciclo de recorrência iniciou, e estamos aguardando um pagamento para renovar a assinatura. |
Aguardando pagamento | pedido-de-compra-confirmado | Quando o cliente clicou em “comprar” e confirmamos o pedido de compra no nosso sistema. Nesse momento, a compra foi confirmada, mas ainda não foi paga. |
Assinatura cancelada | [Subscription_Canceled] | O cliente cancelou a recorrência da assinatura. |
Assinatura expirada | [Subscription_Expired] | A assinatura estava pendente de renovação, e não houve pagamento, e não haverá mais tentativa de cobrança. |
Pagamento reembolsado | [Payment_Refund] | Fatura foi reembolsada e a compra cancelada. |
Pagamento estornado | [Payment_Chargeback] | Fatura foi estornada e a compra cancelada. |
Início da liberação de acesso* | [Product_access_started] | Acesso do membro ao conteúdo é liberado, seja porque houve confirmação de pagamento ou porque ele foi convidado. |
Fim da liberação de acesso* | [Product_access_ended] | Acesso do membro ao conteúdo é removido, seja porque ele não tem um período pago válido ou porque o tempo do convite terminou. |
A tabela acima, foi retirada da central de ajuda da Lastlink. Link: https://support.lastlink.com/pt-BR/articles/7238888-como-configurar-o-webhook-na-lastlink
Para os eventos de Carrinho Abandonado, Início da Liberação de Acesso e Fim da Liberação de Acesso, é necessário editar o webhook criado na Lastlink e selecionar o evento desejado. Para isso, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Clique em nos três pontinhos do webhook criado.
Passo 2 - Clique em "Editar"
Passo 3 - Selecione os eventos de Carrinho Abandonado, Início da Liberação de Acesso e Fim da Liberação de Acesso.
Passo 4 - Clique em "Salvar".
⚠️Os critérios de identificação de evento e a descrição deles é particular de cada plataforma. Consulte sempre o Webhook da plataforma que deseja integrar com o Chatzz.
3.2 Configurando ações
Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.
Passo 1 - Clique em "Configurar ações".
Passo 2 - Clique em "+Nova ação".
Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).
a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:
Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.
Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.
Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.
b) As ações de envio
São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:
Enviar chatbot: Para disparar um fluxo
Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.
Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.
⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.
Passo 4 - Clique em "Salvar".
4 - Modelo Json Webhook Lastlink
Clique no Link abaixo para acessar a página do modelo.