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Lastlink

Atualizado há mais de um ano

⚠️Antes do passo a passo de como integrar o Chatzz e Lastlink, confira abaixo a tabela que detalha os campos obrigatórios para fazer a integração:

TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO

Campo

Valor a ser mapeado

Evento

event

Nome

Data.Buyer.Name

Telefone

Data.Buyer.PhoneNumber

1 - PASSO A PASSO PARA INTEGRAR O CHATZZ COM A LASTLINK.

Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".

Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".

Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.

Determine um nome para sua integração e selecione "Outra" como plataforma de integração.

Passo 4 - Clique em "Continuar".

Passo 5 - Copie o link disponibilizado.

Será disponibilizado um link para você inserir na Lastlink. Copie este link, clicando em "Copiar".

Passo 6 - Acesse a Lastlink, no menu da lateral esquerda, clique em "Produtos" e selecione o produto da sua escolha.

Passo 8 - Clique em "Integrações".

Passo 9 - Clique em "Ativar" na seção de "Lastlink - Webhook".

Passo 10 - Clique em "Novo webhook +".

Passo 11 - Insira as informações necessárias para cadastrar o webhook, sendo:

a) Nome do Webhook;

b) Link do WebHook: Insira o link copiado do Chatzz no passo 5;

c) Selecione os eventos desejados.

Para os eventos de "Carrinho Abandonado", "Início liberação de acesso" e "Assinatura Expirada/Fim da Liberação de acesso", a Lastlink não envia o valor do campo "nome" a ser mapeado obrigatoriamente no Chatzz. Portanto, não selecione esses eventos para criar o Webhook.

Passo 12 - Clique em "Testar".

Passo 13 - Depois de fazer o teste, salve o webhook.

Passo 14 - Volte para o Chatzz e clique em "Continuar".

Passo 15 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente, sendo:

Campo

Valor a ser mapeado

Evento

event

Nome

Data.Buyer.Name

Telefone*

Data.Buyer.PhoneNumber

⚠️*Em telefone, NÃO É NECESSÁRIO adicionar o DDI (Discagem Direta Internacional), por padrão a Lastlink já envia o número do lead com o DDI.

Para os eventos de "Carrinho Abandonado", "Início liberação de acesso" e "Assinatura Expirada/Fim da Liberação de acesso", a Lastlink não envia o valor do campo "nome" a ser mapeado obrigatoriamente no Chatzz. Portanto, não selecione esses eventos para criar o Webhook.

{"Id":"6895bb6c-9e07-424e-9c03-c4c2615da764","IsTest":true,"Event":"Abandoned_Cart","CreatedAt":"2023-10-13T21:01:17","Data":{"Products":[{"Id":"ed4bf7d8-5928-4bd8-b87c-c752c74f9fc2","Name":"TheBossPagamentoUnico"}],"Buyer":{"Email":"[email protected]","PhoneNumber":"+5500987645312"}}}

{"Id":"1ab57de0-93d7-45f4-81cc-95330305d68b","IsTest":true,"Event":"Product_Access_Ended","CreatedAt":"2023-10-13T21:17:13","Data":{"Product":{"Id":"ed4bf7d8-5928-4bd8-b87c-c752c74f9fc2","Name":"TheBossPagamentoUnico"},"Member":{"Id":"5af5dcbc-258a-425a-b09b-ba213ffdd60f","Email":"[email protected]"},"AccessType":"subscription","SubscriptionId":"e6c38670-519a-497c-bd5f-5500f08a1f02","AccessEndedAt":"2023-10-13T21:17:13.053206Z"}}

{"Id":"466941f8-c0de-4c5a-99fe-7a81390433c0","IsTest":true,"Event":"Product_Access_Started","CreatedAt":"2023-10-13T21:17:13","Data":{"Product":{"Id":"ed4bf7d8-5928-4bd8-b87c-c752c74f9fc2","Name":"TheBossPagamentoUnico"},"Member":{"Id":"2a3ed733-0b9d-414d-8f70-2965897afe59","Email":"[email protected]"},"AccessType":"subscription","AccessStartedAt":"2023-10-13T21:17:13.2845926Z","SubscriptionId":"70464a25-d607-4cdb-8f72-eec3fa30523f"}}

Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.

Exemplo: E-mail do cliente | Valor a ser mapeado - Data.Buyer.Email

Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".


Quando finalizar a adição dos campos, clique em "Concluir".

Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".


2 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ

Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.

Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:

a) Visualizar: Ao clicar nessa opção, serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.

b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.

c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.

d) Excluir: Para exclusão de integração criada.

3 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO

3.1 Configurando as notificações

As notificações de conversão são os eventos que a plataforma, no caso deste artigo a Lastlink, envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações.

Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:

Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".

Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.

Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".

Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.

A identificação é como o evento será identificado no campo de evento mapeado, no caso da Lastlink o valor do evento mapeado é event e a identificação do evento é uma das opções da planilha abaixo:

Eventos e propriedades enviados

Evento

Nome do evento

Quando o evento é enviado

Carrinho abandonado*

[Abandoned_Cart]

30 minutos após a última ação na página de checkout, e a compra não foi confirmada. A captura do lead é feita a partir da página de vendas.

Pedido de Compra Cancelado

[Purchase_Request_Canceled]

O cliente cancelou a compra antes de pagar.

Pedido de Compra Expirada

[Purchase_Request_Expired]

Quando a compra não foi paga após o período de 10 dias e não a há mais possibilidade de cobrança.

Pagamento confirmado

[Purchase_Order_Confirmed]

Pagamento de fatura é confirmado (primeiro pagamento/nova compra)

Pagamento Recorrente

[Recurrent_Payment]

Pagamento de fatura é confirmado para renovação de assinatura

Assinatura Pendente de Renovação

[Subscription_Renewal_Pending]

Um novo ciclo de recorrência iniciou, e estamos aguardando um pagamento para renovar a assinatura.

Aguardando pagamento

pedido-de-compra-confirmado

Quando o cliente clicou em “comprar” e confirmamos o pedido de compra no nosso sistema. Nesse momento, a compra foi confirmada, mas ainda não foi paga.

Assinatura cancelada

[Subscription_Canceled]

O cliente cancelou a recorrência da assinatura.

Assinatura expirada

[Subscription_Expired]

A assinatura estava pendente de renovação, e não houve pagamento, e não haverá mais tentativa de cobrança.

Pagamento reembolsado

[Payment_Refund]

Fatura foi reembolsada e a compra cancelada.

*Reembolso acontece quando o valor é devolvido ao cliente via sistema Lastlink

Pagamento estornado

[Payment_Chargeback]

Fatura foi estornada e a compra cancelada.

*Estorno ou chargeback acontece quando o cliente pede devolução do valor da compra diretamente na operadora do cartão dele.

Início da liberação de acesso*

[Product_access_started]

Acesso do membro ao conteúdo é liberado, seja porque houve confirmação de pagamento ou porque ele foi convidado.

Fim da liberação de acesso*

[Product_access_ended]

Acesso do membro ao conteúdo é removido, seja porque ele não tem um período pago válido ou porque o tempo do convite terminou.

A tabela acima, foi retirada da central de ajuda da Lastlink. Link: https://support.lastlink.com/pt-BR/articles/7238888-como-configurar-o-webhook-na-lastlink

Para os eventos de Carrinho Abandonado, Início da Liberação de Acesso e Fim da Liberação de Acesso, é necessário editar o webhook criado na Lastlink e selecionar o evento desejado. Para isso, siga os passos abaixo:

Passo 1 - Clique em nos três pontinhos do webhook criado.

Passo 2 - Clique em "Editar"


Passo 3 - Selecione os eventos de Carrinho Abandonado, Início da Liberação de Acesso e Fim da Liberação de Acesso.

Passo 4 - Clique em "Salvar".

⚠️Os critérios de identificação de evento e a descrição deles é particular de cada plataforma. Consulte sempre o Webhook da plataforma que deseja integrar com o Chatzz.

3.2 Configurando ações

Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.

Passo 1 - Clique em "Configurar ações".

Passo 2 - Clique em "+Nova ação".

Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).

a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:

  • Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.

  • Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.

  • Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.

b) As ações de envio

São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:

  • Enviar chatbot: Para disparar um fluxo

  • Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.

  • Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.

⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.

Passo 4 - Clique em "Salvar".


4 - Modelo Json Webhook Lastlink

Clique no Link abaixo para acessar a página do modelo.

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