⚠️Antes do passo a passo de como integrar o Chatzz e Hotmart, confira abaixo a tabela que detalha os campos obrigatórios para fazer a integração:
TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | event |
Nome | data.buyer.name |
Telefone | data.buyer.phone |
1 - PASSO A PASSO PARA INTEGRAR O CHATZZ COM A HOTMART
Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".
Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".
Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.
Determine um nome para sua integração e selecione a hotmart como plataforma de integração.
Passo 4 - Clique em "Continuar".
Passo 5 - Copie o link disponibilizado.
Será disponibilizado um link para você inserir na Hotmart. Copie este link, clicando em "Copiar".
Passo 6 - Acesse a Hotmart e no menu da lateral esquerda, clique no símbolo de caixa e, em seguida, em "Ferramentas".
Passo 7 - Clique em "Webhook".
Passo 8 - Clique em "Cadastrar Webhook".
Passo 8 - Insira as informações necessárias para cadastrar o webhook, sendo:
Nome da configuração: Insira um nome para sua configuração.
Selecione um produto: Selecione o produto.
URL para envio de dados: Insira o link copiado do Chatzz no passo 5.
Selecione uma versão
Eventos para enviar: Selecione o evento que deseja enviar.
Passo 9 - Clique em "Enviar teste de configuração".
Aguarde a confirmação da integração.
Passo 11 - Volte para o Chatzz e clique em "Continuar".
Passo 12 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente.
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | event |
Nome | data.buyer.name |
Telefone* | data.buyer.phone |
⚠️*Em telefone, além de adicionar o valor a ser mapeado, é necessário determinar o DDI (Discagem Direta Internacional), no caso do Brasil o DDI é 55.
Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.
Exemplo: Campo - E-mail | Valor a ser mapeado - data.buyer.email
Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".
Exemplo: Campo - Dados do Produto | Valor a ser mapeado - Product
Quando finalizar a adição dos campos, clique em "Concluir".
Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".
2 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ
Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.
Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:
a) Visualizar: Ao clicar nessa opção, serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.
b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.
c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.
d) Excluir: Para exclusão de integração criada.
3 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO
3.1 Configurando as notificações
As notificações de conversão são os eventos que a plataforma, no caso deste artigo a Hotmart, envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações.
Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".
Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.
Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".
Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.
A identificação é como o evento será identificado no campo de evento mapeado, no caso da Hotmart o valor do evento mapeado é event e a identificação do evento é uma das opções da planilha abaixo:
Identificação dos eventos | Tipo de evento | Descrição |
PURCHASE_CANCELED | Evento de pedido | A compra foi cancelada |
PURCHASE_COMPLETE | Evento de pedido | Compra completa |
PURCHASE_BILLET_PRINTED | Evento de pedido | Boleto gerado |
PURCHASE_APPROVED | Evento de pedido | Compra aprovada |
PURCHASE_PROTEST | Evento de pedido | Compra protestada/reclamada pelo cliente |
PURCHASE_REFUNDED | Evento de pedido | Compra reembolsada |
PURCHASE_CHARGEBACK | Evento de pedido | O cliente solicitou o reembolso na operadora de cartão de crédito |
PURCHASE_EXPIRED | Evento de pedido | Compradores que geraram o boleto e não efetivaram a compra |
PURCHASE_DELAYED | Evento de pedido | O cliente está com uma assinatura em atraso
|
SUBSCRIPTION_CANCELLATION | Cancelamento de assinatura | O cliente cancela a assinatura |
SWITCH_PLAN | Troca de plano | Quando o cliente troca o plano de assinatura |
PURCHASE_OUT_OF_SHOPPING_CART | Abandono de carrinho | Quando o cliente não finaliza a compra |
UPDATE_SUBSCRIPTION_CHARGE_DATE | Troca do dia de cobrança da assinatura | - |
⚠️Os critérios de identificação de evento e a descrição deles é particular de cada plataforma. Consulte sempre o Webhook da plataforma que deseja integrar com o Chatzz.
3.2 Configurando ações
Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.
Passo 1 - Clique em "Configurar ações".
Passo 2 - Clique em "+Nova ação".
Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).
a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:
Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.
Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.
Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.
b) As ações de envio
São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:
Enviar chatbot: Para disparar um fluxo
Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.
Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.
⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.
Passo 4 - Clique em "Salvar".