O Webhook é uma funcionalidade que permite a comunicação do Chatzz com outras plataformas.
⚠️Esta funcionalidade está disponível para os planos Business e Elite do Chatzz.
1 - O que é o Webhook e possibilidades?
O Webhook é uma ferramenta de integração que permite que o Chatzz receba informações de outras aplicações, como transação de pagamento, status de pedidos, alteração de dados e muito mais.
Ao serem acionados, algumas ações podem ser executadas como adicionar etiqueta no lead, remover, atualizar alguma informação, enviar chatbot, mensagem personalizada ou mensagem rápida.
💡Confira mais sobre no tópico deste artigo de configurações de ações.
2- Quais plataformas podem ser integradas?
As plataformas que podem ser integradas ao Chatzz, são: Active Campaing, Assas, Bagy, Bing, Braip, Calendly, Eduzz, Hotmart, Kiwify, Logzz, Monetizze, Notazz, Nuvemshop, Shopify, Strip, TicTo, Tray, Twilo, Vtex, Woo, Wordpress, Yampi, Zapier e qualquer outra plataforma que também tenha Webhook.
3- Para quais planos do Chatzz está disponível a integração?
O webhook está disponível para usuários do plano Business e Elite do Chatzz, para conhecer mais sobre os planos e detalhes, clique aqui.
4 - Como Fazer a Integração de Webhook?
Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".
Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".
Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.
Determine um nome para sua integração e selecione a plataforma de integração desejada.
Passo 4 - Depois de preencher os dados, clique em "Continuar".
Passo 5 - Copie este link, clicando em "Copiar".
Passo 6 - Faça o login na plataforma que deseja integrar com o Chatzz e encontre a funcionalidade de Webhook deles.
Exemplo utilizando a Eduzz - Faça o login da Eduzz e no menu da lateral esquerda, encontre a área de "Avançados" e clique em "Webhooks".
Nas configurações de Webhook da plataforma desejada, terá um local para inserir o link copiado no passo 5. Geralmente este local está identificado nas plataformas como "URL para envio de dados".
Passo 7 - Depois de configurar o que for necessário na plataforma desejada, volte para o Chatzz e clique em "Continuar".
Passo 8 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente.
No Chatzz é obrigatório mapear o Evento, Nome e Telefone*, portanto, é necessário acessar a documentação de Webhook de cada plataforma para identificar o valor a ser mapeado.
🚨*Em telefone, além do campo obrigatório a ser mapeado, é preciso adicionar o DDI (Discagem Direta Internacional), no caso do Brasil o DDI é 55.
No exemplo abaixo, você pode conferir os valores mapeados da Hotmart:
TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO
Campo | Valor a ser mapeado |
Evento | event |
Nome | data.buyer.name |
Telefone | data.buyer.phone |
💡Esse valor muda de plataforma para plataforma, confira sempre a documentação de Webhook fornecida por cada uma delas.
Como adicionar mais campos
Como adicionar mais campos
Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.
Como criar um novo campo personalizado
Como criar um novo campo personalizado
Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".
Quando finalizar a adição dos campos, clique em "Concluir".
Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".
5 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ
Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.
Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:
a) Visualizar: Nesta opção serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.
b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.
c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.
d) Excluir: Para exclusão de integração criada.
6 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO
6.1 Configurando as notificações
As notificações de conversão são os eventos que a plataforma envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações do Chatzz.
Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:
Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".
Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.
Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".
Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.
💡Esse valor de identificação muda de plataforma para plataforma, confira sempre a documentação de Webhook fornecida por cada uma delas.
📍Exemplo:
PEDIDO CANCELADO NA HOTMART
No caso da Hotmart o valor do evento mapeado é event e a identificação do cancelado da Hotmart PURCHASE_CANCELED.
6.2 Configurando ações
Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.
Passo 1 - Clique em "Configurar ações".
Passo 2 - Clique em "+Nova ação".
Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).
a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:
Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.
Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.
Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.
b) As ações de envio
São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:
Enviar chatbot: Para disparar um fluxo
Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.
Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.
⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.
Passo 4 - Clique em "Salvar".
Seguindo todos os passos deste artigo seus webhooks serão configurados.