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Conheça a funcionalidade de Webhook

O Webhook é uma ferramenta de integração que permite que o Chatzz receba informações de outras aplicações.

Atualizado há mais de um ano

O Webhook é uma funcionalidade que permite a comunicação do Chatzz com outras plataformas.

⚠️Esta funcionalidade está disponível para os planos Business e Elite do Chatzz.

1 - O que é o Webhook e possibilidades?

O Webhook é uma ferramenta de integração que permite que o Chatzz receba informações de outras aplicações, como transação de pagamento, status de pedidos, alteração de dados e muito mais.

Ao serem acionados, algumas ações podem ser executadas como adicionar etiqueta no lead, remover, atualizar alguma informação, enviar chatbot, mensagem personalizada ou mensagem rápida.

💡Confira mais sobre no tópico deste artigo de configurações de ações.

2- Quais plataformas podem ser integradas?

As plataformas que podem ser integradas ao Chatzz, são: Active Campaing, Assas, Bagy, Bing, Braip, Calendly, Eduzz, Hotmart, Kiwify, Logzz, Monetizze, Notazz, Nuvemshop, Shopify, Strip, TicTo, Tray, Twilo, Vtex, Woo, Wordpress, Yampi, Zapier e qualquer outra plataforma que também tenha Webhook.

3- Para quais planos do Chatzz está disponível a integração?

O webhook está disponível para usuários do plano Business e Elite do Chatzz, para conhecer mais sobre os planos e detalhes, clique aqui.

4 - Como Fazer a Integração de Webhook?

Passo 1 - No menu do Chatzz, clique em "Integrações".

Passo 2 - Clique em "+ Nova Integração".

Passo 3 - Insira os dados gerais para sua integração.

Determine um nome para sua integração e selecione a plataforma de integração desejada.

Passo 4 - Depois de preencher os dados, clique em "Continuar".

Passo 5 - Copie este link, clicando em "Copiar".

Passo 6 - Faça o login na plataforma que deseja integrar com o Chatzz e encontre a funcionalidade de Webhook deles.

Exemplo utilizando a Eduzz - Faça o login da Eduzz e no menu da lateral esquerda, encontre a área de "Avançados" e clique em "Webhooks".

Nas configurações de Webhook da plataforma desejada, terá um local para inserir o link copiado no passo 5. Geralmente este local está identificado nas plataformas como "URL para envio de dados".

Passo 7 - Depois de configurar o que for necessário na plataforma desejada, volte para o Chatzz e clique em "Continuar".

Passo 8 - Defina os campos e valores a serem mapeados obrigatoriamente.

No Chatzz é obrigatório mapear o Evento, Nome e Telefone*, portanto, é necessário acessar a documentação de Webhook de cada plataforma para identificar o valor a ser mapeado.

🚨*Em telefone, além do campo obrigatório a ser mapeado, é preciso adicionar o DDI (Discagem Direta Internacional), no caso do Brasil o DDI é 55.

No exemplo abaixo, você pode conferir os valores mapeados da Hotmart:

TABELA COM CAMPOS OBRIGATÓRIOS PARA INTEGRAÇÃO

Campo

Valor a ser mapeado

Evento

event

Nome

data.buyer.name

Telefone

data.buyer.phone

💡Esse valor muda de plataforma para plataforma, confira sempre a documentação de Webhook fornecida por cada uma delas.

Como adicionar mais campos

Para adicionar mais campos, clique em "+ adicionar campos". Selecione o campo desejado e o valor a ser mapeado.

Como criar um novo campo personalizado

Para criar um campo personalizado, clique em "+Criar campo personalizado". Adicione o nome do campo e a descrição do campo. Em seguida clique em "Criar".

Quando finalizar a adição dos campos, clique em "Concluir".

Depois de seguir os passos acima, sua integração estará finalizada. Clique em "Fechar".

5 - COMO VISUALIZAR, EDITAR OU EXCLUIR A INTEGRAÇÃO CRIADA NO CHATZZ

Para visualizar sua integração criada no Chatzz, vá até "Integrações" e localize a integração criada.

Ao clicar nos três pontinhos da integração, aparecerão as opções de:

a) Visualizar: Nesta opção serão exibidos a estrutura de dados e o histórico dos eventos.

b) Editar: Altere o nome da integração e/ou a plataforma.

c) Mapeamento: Nesta opção, será possível visualizar os campos mapeados para a integração e também a opção de "Mapear Campos". Ao clicar nela, um novo mapeamento da integração pode ser realizado.

d) Excluir: Para exclusão de integração criada.

6 - NOTIFICAÇÃO DE CONVERSÃO

6.1 Configurando as notificações

As notificações de conversão são os eventos que a plataforma envia para você poder utilizar como gatilho para suas automações do Chatzz.

Para configurar esses eventos, que são os gatilhos, siga os passos abaixo:

Passo 1 - Em "Integrações", clique em "Notificações de conversão".

Passo 2 - Localize a integração e na coluna "Ações", clique no símbolo de lápis.

Passo 3 - Clique em "+ Novo evento".

Passo 4 - Insira o nome e a identificação do evento.

💡Esse valor de identificação muda de plataforma para plataforma, confira sempre a documentação de Webhook fornecida por cada uma delas.

📍Exemplo:
PEDIDO CANCELADO NA HOTMART


No caso da Hotmart o valor do evento mapeado é event e a identificação do cancelado da Hotmart PURCHASE_CANCELED.

6.2 Configurando ações

Depois de criar o evento, é necessários configurar as ações deste evento.

Passo 1 - Clique em "Configurar ações".

Passo 2 - Clique em "+Nova ação".

Passo 3 - Selecione a(s) ação(ões).

a) Ações cumulativas
Permitem que você adicione mais que uma e todas elas serão executadas quando o evento configurado for disparado. As ações cumulativas são:

  • Adicionar etiqueta: para marcar o lead com uma etiqueta e facilitar a identificação.

  • Remover etiqueta: para retirar a etiqueta do lead.

  • Atualizar campo personalizado: para registrar informações do lead.

b) As ações de envio

São ações relacionadas ao envio de mensagens e que permite apenas selecionar uma entre as opções:

  • Enviar chatbot: Para disparar um fluxo

  • Mensagem personalizada: Para enviar uma mensagem personalizada, que deve ser digitada.

  • Enviar resposta rápida: Para selecionar uma resposta rápida para ser disparada.

⚠️Você só pode ter uma ação de disparo de mensagens por evento.

Passo 4 - Clique em "Salvar".

Seguindo todos os passos deste artigo seus webhooks serão configurados.

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